As atividades a desenvolver por professores e alunos centram-se na produção e na realização de documentário filmados. Cada vídeo será um episódio de um “programa televisivo”, com um tema específico, a partilhar com a comunidade escolar.
No início de cada ano letivo, a equipa PAC propôe, a todos os docentes, temas e atividades para os documentários, para que sejam discutidos e planificados no seio dos Departamentos Disciplinares, Grupos Disciplinares e nos Conselhos de Turma. No entanto, os docentes e os seus alunos podem propor outros temas e solicitar um “programa televisivo”, desde que obedeça aos critérios pré-definidos (articulações disciplinares e atividades que envolvam Arte e Ciência).
Apresentam-se a ações a realizar pela equipa do projeto Arte e Ciência (PAC), em articulação com os docentes e os alunos envolvidos:
- Planificar programas televisivos, tais como: telejornais; divulgação de projetos de turma que evidenciem articulação horizontal e /ou vertical; divulgação de projetos que articulem entre projetos e/ou clubes e Biblioteca Escolar, aulas de alunos para alunos, debates sobre temas do quotidiano.
- Planificar documentários culturais (idênticos a uma série do Canal História), abordando temas como a ciência e a criação do homem; a importância da ciência, a história da ciência, a ciência e o iluminismo, biografias de cientistas, viagens científicas e artísticas…, recitação de poemas, entrevistas, debates, narrações, descrições de quadros/imagens...);
- Fazer recolha de informação que faça a ligação entre a história, a ciência e a arte (poesia, prosa, pinturas, musica, filmes, teatro ,….)
- Estabelecer parcerias com entidades culturais da região.
- Criar cenários para os programas televisivos, utilizando as tecnologias da sala dos ambientes educativos inovadores.
- Trabalhar com alunos com conhecimentos de informática na área de edição de imagem e de áudio.
- Trabalhar com alunos na expressão oral, escrita, corporal e na criatividade, com o objetivo de montar e concretizar as filmagens dos programas televisivos.
- Convidar os pais para participarem nos documentários, em conjunto com os seus filhos, descrevendo um livro ou uma viagem que tenham feito, que considerem relevante a nível científico e artístico.
- Divulgar programas televisivos à comunidade escolar.