Imagemss1

A orientação vocacional é um processo que pretende ajudar os alunos a terem objetivos em termos do seu futuro escolar e profissional, ensiná-los a procurar informações sobre áreas, cursos e profissões e, fundamentalmente, a envolverem-se no seu futuro escolar, mobilizando-se para atingirem os seus objetivos.

A orientação vocacional deve incidir em duas áreas fundamentais:
• O conhecimento de si próprio
• O conhecimento das oportunidades que o sistema educativo inclui

No conhecimento de si próprio pretende-se que os alunos pensem sobre o seu percurso escolar (disciplinas onde têm mais dificuldades, disciplinas onde revelam mais facilidade, quais são as que preferem e aquelas de que menos gostam, onde têm melhores e piores notas); neste auto-conhecimento inclui-se o efetuar de testes de interesses e de testes de aptidões, promovendo, assim, um conhecimento mais aprofundado, quer de possíveis áreas de interesse em termos de cursos e atividades profissionais, quer de capacidades para diferentes áreas e tipos de raciocínio.
Em posse destas informações, torna-se mais fácil para o aluno, saber mais sobre si e poder, com a ajuda fundamental da familia, tomar melhores decisões sobre o seu futuro.

Muito importante também é dar a conhecer as oportunidades que o sistema educativo inclui, falando com os alunos sobre os diversos tipos de percursos existentes, sobre as suas particularidades e sobre a sua adequação a diferentes perfis de interesses e de aptidões. Os alunos também se devem envolver nesta exploração, procurando aspetos importantes para si próprios.

Da convergência destas informações e com o envolvimento muito importante do jovem, torna-se mais provável que este efetue uma escolha mais adequada e mais refletida sobre o seu percurso futuro.

Teresa Pisco

SPO

Pin It