BemEstar

A Saúde Psicológica é fundamental para a saúde do ser humano.

Não há Saúde sem Saúde Psicológica

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define-a como” um estado de bem-estar que permite às pessoas realizar as suas capacidades e potencial, lidar com o stress normal do dia-a-dia, trabalhar produtivamente e contribuir ativamente para a sua comunidade”.

O Bem-Estar é um estado em que nos sentimos bem connosco próprios, com os outros e com a nossa vida, em geral. O Bem-Estar físico e psicológico faz-nos sentir mais ativos, promove a nossa conexão às outras pessoas, aumenta os nossos sentimentos de felicidade e os nossos objetivos de vida. Ajuda-nos a enfrentar e a conseguir ultrapassar os momentos mais difíceis e dá-nos maior autocontrolo e resiliência.

Cada pessoa sente Bem-Estar de forma diferente e durante as várias fases da sua vida, também, experiencia Bem-Estar com características diferentes.

O Autocuidado consiste nas diversas atividades que fazemos regularmente para manter ou melhorar o nosso Bem-estar e a nossa Saúde física e mental.

 

Que tipos de autocuidado podemos promover?

Físico

Este tipo da autocuidado que está diretamente relacionado com o nosso corpo, compreende desde a higiene corporal, à alimentação correta e saudável, ao exercício físico necessário ao nosso corpo, ao sono, às questões estéticas (cuidar do corpo, do cabelo, das unhas, da pele…) e da saúde (ajuda médica sempre que necessário). O equilíbrio nestes cuidados, terá como resultado, mais saúde, mais tranquilidade e boa-disposição.

Social

Aqui o autocuidado refere-se à nossa relação com os outros e com o mundo. Existem diversas interações sociais importantes na vida da pessoa, com a família, com os amigos, com os colegas de escola ou de trabalho, etc. Manter uma relação saudável com todos estes grupos pressupõe aptidões de empatia e de solidariedade, que devemos desenvolver em nós próprios para nos sentirmos mais felizes e integrados.

Mental/emocional

Refere-se a cuidar da mente, dos nossos aspetos cognitivos, do nosso conhecimento, mas também, das nossas emoções e sentimentos, que nos permitem enfrentar os desafios do dia-a-dia de uma forma equilibrada e adequada. Para ser bem sucedido nessa tarefa necessitamos de exercitar a nossa mente, estimulando-a, quer através do trabalho, quer em atividades de lazer, como ler, ver filmes, ouvir música, passear e ver coisas novas, mas também, relaxando, meditando ou até fazendo terapia. É muito importante desenvolver a inteligência emocional, saber expressar os seus sentimentos e s sua gratidão.

O Autocuidado é algo que devemos fazer regularmente, que deve fazer parte da nossa vida e que não é um prémio por temos trabalhado muito.

O Autocuidado aumenta a nossa autoconfiança e auto-estima, melhorando a nossa saúde física e mental.

Caso se sinta ansioso e preocupado de forma intensa e persistente, peça ajuda!

                                                                           Teresa Pisco

Pin It