Agenda

A Escola de Triatlo do Sport Lisboa e Benfica, sedeada em exclusivo no Entroncamento, e o agrupamento de escolas de Vila Nova da Barquinha, congratulam-se com a conquista do Campeonato Nacional Jovem de Clubes 2017 onde o barquinhense Alexandre Silva, se sagrou tri-campeão nacional, vencendo os campeonatos de triatlo, duatlo e aquatlo de 2017.

ciclistas 1

Jovens triatletas benfiquistas, cujo pólo de formação é sedeado em exclusivo no Entroncamento, venceram no passado sábado, 26 de Agosto, o Triatlo Jovem do Douro, última das 12 etapas do Campeonato Nacional Jovem de Triatlo 2017.

Após uma época fantástica, em que bateram records de medalhas individuais, com praticamente uma centena nas 11 provas do campeonato nacional em que participaram, o grande objetivo desta etapa era porém o título nacional coletivo. Benfica e Alhandra partiam empatados para uma derradeira etapa, muito disputada pelos quase 400 atletas de todo o país que se lançaram às águas do rio Douro.

Salientando que a equipa obteve 100% de aproveitamento escolar dos seus alunos, e atingindo inclusive um surpreendente número de 12 alunos de nível de excelência escolar, a garra desportiva foi de igual modo, e a vitória sorriu a estes “fenomenais” triatletas, que conquistaram assim o seu primeiro campeonato nacional jovem coletivamente. Estes jovens deixam mostra de enorme revelação, trazendo o título para o Sport Lisboa e Benfica e para o Entroncamento, numa salutar e desportiva competitividade com a numerosa e experiente equipa do Alhandra Sporting Clube, que contava com os últimos três campeonatos.

Individualmente, apesar do sucesso evolutivo de muitos atletas, destaque especial da época para Alexandre Silva, que venceu os três títulos de juvenis (Triatlo, Duatlo e Aquatlo), alcançando também a sua primeira internacionalização no Campeonato da Europa Jovem. Mariana Carvalho, que também se estreou internacionalmente nesta época, sagrou-se igualmente vice-campeã, perdendo o título de triatlo por muito pouco.

Nos mais jovens, destaque para o título nacional Francisco Protásio, que com o título de iniciados deste ano junta o seu segundo título nacional da carreira. Catarina Moutinho alcançou também o bronze nos iniciados femininos, e Cassilda Carvalho (infantis), fez a proeza de subir ao lugar mais alto do pódio em todas as 11 provas em que participou. Também David Carvalho e as gémeas Ana e Diana Marcelino foram um claro destaque no escalão de benjamins, e mantiveram-se muito regulares durante toda a época nas classificações de pódio.

Ainda este ano, os jovens benfiquistas irão tentar uma inédita dobradinha, com a disputa da última etapa  do Campeonato Nacional Jovem por estafetas, que lideram com duas vitórias nas primeiras duas etapas."

ciclistas 2

Crédito texto e fotos: Sport Lisboa e Benfica (João Mascarenhas)

Pin It