Comportamentos Aditivos

Na perspetiva de apoiar as políticas de saúde em termos de comportamentos aditivos e dependências, o SICAD está a realizar um estudo com o objetivo de compreender o papel que do consumo de substâncias psicoativas (bebidas alcoólicas, medicamentos psicoativos, cannabis) e a utilização da internet e de videojogos durante este período da pandemia COVID19 (considerado a partir de 13/03). Os questionários estarão disponíveis até dia 10 de maio.

Entre outras, são exploradas questões ligadas a eventuais alterações (antes e após 13/03) dos consumos e dos meios de obtenção dos produtos no caso das substâncias, alterações na utilização da Internet e dos videojogos, assim como as motivações/razões dessas alterações, e a aplicação de determinadas escalas para aferir o risco/dependência desses comportamentos.

Os questionários são dirigidos a consumidores/utilizadores maiores de 18 anos, sendo que no caso do questionário sobre a Internet/videojogos está contemplado um módulo para, no caso de pais com filhos menores, se perceber eventuais alterações do controlo parental e as suas perceções sobre aquela utilização por parte dos filhos.   

Neste contexto, solicitamos o vosso envolvimento e participação na disseminação destes questionários de forma a alcançarmos o maior número de participante possível, designadamente que procedam à disseminação internamente nos serviços, nos sites institucionais e plataformas digitais, onde se incluem as redes sociais (facebook, twitter, instagram, etc.). Propomos, a título de sugestão, o seguinte texto:

Na perspetiva de apoiar as políticas de saúde em termos de comportamentos aditivos e dependências, e com o objetivo de conhecer o papel que do consumo de substâncias psicoativas e a utilização da internet e de videojogos durante o período da pandemia COVID19, O SICAD convida-o e agradece a sua participação neste estudo através da resposta aos questionários:

Divisão de Informação e Comunicação / Information and Communication Division

Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências

General-Directorate for Intervention on Addictive Behaviours and Dependencies

Parque de Saúde Pulido Valente, Alameda das Linhas de Torres, n.º 117. Edifício SICAD | 1750-147 Lisboa – Portugal

Tel: (+351) 211 119 041

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

www.sicad.pt

Pin It