A Escola, enquanto local de ensino e aprendizagem, é o lugar ideal para se desenvolverem programas de Promoção e Educação em Saúde (PES) de amplo alcance e repercussão, já que exerce uma grande influência sobre os seus alunos nas etapas formativas e mais importantes de suas vidas. 

Com o amável contributo da Dra. Francelina Costa, médica de família e mestre em Nutrição Clínica, o nosso Agrupamento levou a cabo várias sessões de esclarecimento sobre “Comer, Como e Quando”, procurando criar um espaço de aprendizagem e debate com a participação ativa dos alunos do 1.º Ciclo na ECV.

DiaAlimentacao2019 5

Durante o dia, os nossos alunos puderam testar os seus conhecimentos relativamente a “Mitos sobre a alimentação” num jogo, sendo que esteve e continua patente na BE/CRE uma exposição subordinada a esta temática.

Passando da teoria à prática, os nossos alunos tinham ao seu dispor no bar da escola variadíssimas opções saudáveis, nomeadamente: sumos naturais de fruta, água aromatizada, limonada, taças de fruta, sandes. Mais uma vez, procurou-se promover uma alimentação saudável, incentivando os alunos a ingerir fruta todos os dias em casa e na escola, salientando os seus benefícios.

DiaAlimentacao2019 6

DiaAlimentacao2019 11

DiaAlimentacao2019 13

 

Ao final da tarde, decorreu uma Sessão de Esclarecimento subordinada ao tema “Alimentação Saudável e Sustentável” para a comunidade educativa, mais uma vez, promovida pela palestrante Dra. Francelina Costa. A abrir a sessão, quatro alunas (duas do 1.º ciclo e duas do 3.º ciclo) apresentaram o resultado dos inquéritos feitos anteriormente aos alunos e que tinham como objetivo aferir os hábitos alimentares de todos os alunos do Agrupamento.

Em seguida, teve início a palestra que visou consciencializar para os benefícios de uma adequada alimentação, nomeadamente nas crianças e jovens, uma vez que permite melhorar a concentração e o rendimento escolar.

Workshop lanche saudável

Também a equipa Eco - Escolas em articulação com a equipa PES, com a docente Dolores Silva, com a assistente social Tânia Fernandes e, ainda com a Sra. Sandra Arrabaça, desenvolveram para a comunidade um workshop sobre confeção de lanches e snacks saudáveis, de forma fácil, rápida e saborosa. No final, todos tiveram a oportunidade de degustar o produto final: espetadas de frutas, panquecas e muffins de cenoura.

 

DiaAlimentacao2019 9

DiaAlimentacao2019 9

DiaAlimentacao2019 9

 Veja mais fotos aqui.

Pin It